7º Módulo da Especialização em Saúde Pública

Por 16.5.17



O mês de maio foi marcado pela realização do 7° Módulo da Especialização em Saúde Pública das turmas Agreste e Sertão, nas cidades de Garanhuns e Serra Talhada, respectivamente. Nessa etapa as atividades foram desenvolvidas baseadas em dois componentes curriculares: Gestão de Serviços de Saúde e Linha do Cuidado, Redes de Atenção e Integralidade em Saúde.

As reflexões tiveram como ponto-chave a abordagem sobre os aspectos teóricos e práticos das Redes de Atenção a Saúde (RAS), entendidas como uma alternativa governamental para o enfrentamento da fragmentação nas ações e serviços de saúde. Partindo das RAS, os docentes desenvolveram conteúdos abordando: modelos de atenção à saúde, regionalização das políticas de saúde, regulação no setor saúde, atenção básica e território.

Os temas fazerem parte do cotidiano de trabalho dos profissionais-discentes, afinal, são gestores das esferas municipais e estadual em saúde de Pernambuco. Sendo assim, as discussões foram sempre participativas e embasadas na compreensão das barreiras encontradas nos diversos territórios de práticas para a condução das políticas públicas de saúde. As aulas foram desenvolvidas com exposições dialogadas, vídeos, dinâmicas e muita poesia.

Ao final do módulo, foram pactuadas com as turmas as suas respectivas atividades de dispersão. Os profissionais-discentes deveriam analisar quais os principais entraves para a materialização das Redes de Atenção a Saúde nos territórios das Regiões de Saúde onde desenvolvem suas atividades profissionais. Baseado no diagnóstico levantado, propor alternativas para superação de tais fragilidades.

Você pode gostar também

0 comentários