I Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador

Por 16.8.17



 Começou hoje (16.08) o I Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador, promovido pela Gerência Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador (GEAST) e Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador de Pernambuco (CEREST-PE), em parceria com a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), na Universidade de Pernambuco (UPE), em Petrolina.

O curso tem como objetivo aprimorar as práticas dos profissionais de saúde para promoção e vigilância em saúde do trabalhador. Dividido em três módulos teórico-práticos, que envolvem momentos presenciais e atividades práticas, conta com uma carga horária de 180 horas de duração. Como apoio para as atividades práticas, será utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da ESPPE no seguinte endereço: http://ead.saude.pe.gov.br/.

O principal público-alvo do curso são os profissionais que fazem parte dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Petrolina e Ouricuri. Além desses, também participam profissionais de vigilância em saúde dos municípios, referências técnicas em saúde do trabalhador das GERES (Gerências Regionais de Saúde) e representantes do controle social membros das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) da III e IV macrorregião de saúde (sertão do Pajeú e do São Francisco). Ainda serão oferecidas duas turmas do curso no ano de 2018 que contemplarão as demais regiões de saúde de Pernambuco e todos os CEREST regionais.

O curso será fundamentado na educação permanente. Essa abordagem proporcionará que os profissionais possam, ao mesmo tempo, apresentar novos saberes e problematizar o conhecimento já existente sobre seu exercício profissional, assim como a melhoria constante de sua atividade e do serviço prestado pela sua instituição enquanto política pública de saúde.

A metodologia utilizada será baseada na problematização, buscando desenvolver um olhar crítico sobre o cotidiano da gestão da saúde do trabalhador no âmbito do SUS, por meio da apresentação de conteúdos e problemas que deverão ser discutidos e resolvidos ao longo do curso.







Você pode gostar também

0 comentários