ESPPE realiza 11º módulo do Curso de Especialização em Saúde Pública

Por 4.9.17




O 11º módulo do Curso de Especialização em Saúde Pública, promovido pela ESPPE, foi realizado durante o mês de agosto. Na turma Agreste (Garanhuns – PE), o módulo ocorreu nos dias 09, 10 e 11, e na turma Sertão (Serra Talhada – PE), aconteceu nos dias 23, 24 e 25. Os conteúdos trabalhados foram os componentes curriculares: Estudos Epidemiológicos e Bioestatística, e Avaliação em Saúde.

No componente curricular “Estudos Epidemiológicos” e “Bioestatística”, ministrado pelas docentes, Jeane Coelho, na turma Agreste, e Ana Ruth, na turma Sertão, foi apresentado a relevância de se entender a metodologia dos estudos epidemiológicos para a gestão de pesquisas e intervenções na saúde. Foram discutidos os principais modelos: transversal (ou corte), coorte, ensaio clínico, ensaio comunitário ou estudo de intervenção etc. Na segunda parte do componente foi abordado uma introdução à bioestatística, discutindo: população de estudo, tipos de amostras, coleta e processamento de dados, além da resolução de atividades contextualizadas na área da saúde em sala.

No segundo componente do módulo, Avaliação em Saúde, ministrado pelas docentes, Gorethe Lucena, na turma Agreste, e Sandra Luzia, na turma Sertão, foi construído com a discussão do histórico da avaliação, do monitoramento e da avaliação, tipos de avaliação e suas importâncias na gestão para a saúde.

Os componentes foram desenvolvidos com aulas expositivas dialogadas, leituras de texto, rodas de diálogos, atividades em grupo, resolução de questões em sala e dinâmicas. 


Você pode gostar também

0 comentários