SES e Conselhos Profissionais atuam na qualificação da atenção à saúde infantil

Por 27.3.18


Nos dias 22, 23 e 24 de março foi realizada em Caruaru a Oficina de Qualificação da Atenção à Saúde Infantil: fortalecendo o cuidado à criança com deficiência em tempos de Zika Vírus, para 150 profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e da Rede Especializada da IV Região de Saúde.

Essa oficina foi realizada por meio da parceria entre a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco, a Gerência de Expansão e Qualificação da Atenção Primária em Saúde, a Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa Com Deficiência, o Núcleo de Apoio de Famílias das Crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região, de Fonoaudiologia da 4ª Região e de Psicologia da 2ª Região.

O objetivo é contribuir com a prática do cuidado integral a crianças com deficiência e suas famílias. No dia 22/03, foi realizada a mesa de abertura com representantes da ESPPE, da Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa Com Deficiência, da Gerência e do núcleo de apoio às famílias com microcefalia da IV Geres da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e dos Conselhos Regionais Fisioterapia e Terapia Ocupacional, de Fonoaudiologia e de Psicologia, na qual enfatizou-se a construção dialogada e empenhada desta oficina com vistas no seu potencial estratégico para o cuidado em rede na Região.

A Oficina foi desenvolvida em três módulos: “O trabalho multiprofissional na Atenção Integral à Saúde da Criança com deficiência e suas famílias, em tempos de Zika Vírus”; “Atualização para atenção especializada à criança com deficiência” e “O cotidiano da atuação multiprofissional integrada”.

A avaliação dessa primeira etapa foi concluída com êxito e com a perspectiva de aprimorar o cuidado qualificado na rede de saúde a essas crianças e suas famílias. Está previsto a realização  de outra oficina para acontecer ainda na IV região de saúde no período de 16 a 28/04 buscando contemplar novos profissionais.








Você pode gostar também

0 comentários